QUARENTENA

Situação Atual
Marcos Pontes
05/06/2006

“As flores, em número par, têm de ser colocadas com a mão esquerda.” Essa foi uma das recomendações que recebi ontem, enquanto nossa tripulação prestava homenagem a Iuri Gagarin, colocando flores no seu túmulo na Praça Vermelha. Essa é uma das tradições seguidas à risca antes do embarque de qualquer tripulação para Baikonur.
Antes da cerimônia em Moscou, tivemos a certificação oficial do comitê internacional para o vôo, uma coletiva de imprensa e uma visita ao escritório de Gagarin, preservado em todos os detalhes aqui no Centro.
Hoje é dia de descanso. Estranha sensação. Até o dia do embarque para Baikonur, no sábado cedo, temos três dias sem atividades programadas. Depois de tanta atividade, isso parece muito estranho. Falta alguma coisa. Temos de ficar isolados de contato geral, ficando a maior parte do tempo fechados nos nossos quartos aqui no “Profilactory”. Olho em volta. Coisas espalhadas pelo quarto. Realmente! Tenho que arrumar as malas para ir embora. Certa melancolia. Aqui tem sido minha morada pelos últimos cinco meses. Cinco meses! Ao mesmo tempo, parece uma eternidade e um piscar de olhos. Quantas coisas se passaram desde aquela noite de outubro, quando cheguei para o início dos treinamentos. Quantas dúvidas. Quantas esperanças. Quantas aulas. Calendário intenso. Tempo curto. Saudades. Noites de estudo. Músicas. Imagens na mente que nunca serão esquecidas.
Hoje, faltando quinze dias para o lançamento, a situação é a seguinte:

Treinamento:

Conclui todo o currículo de treinamento planejado exclusivamente para mim, baseado na minha experiência anterior, o que permitiu que a preparação completa usual fosse desenvolvida sem problemas nos cinco meses disponíveis.
O treinamento consistiu de:
• Todos os sistemas do Soyuz,
• Todos os sistemas do segmento russo da Estação Espacial Internacional (EEI),
• Trajes espaciais,
• Equipamentos e aspectos médicos,
• Sobrevivências e equipamento de emergência
• Rádio Amador
• Equipamento embarcado de foto e vídeo
• Língua russa
• Alimentação, higiene e cuidados pessoais no espaço
• Operação de experimentos
• Condicionamento físico
• Condicionamento fisiológico

Meu desempenho foi considerado bem satisfatório em todos os requisitos estabelecidos pelo Centro de Treinamento de Cosmonautas Iuri Gagarin.
Como usual, durante os 10 dias que antecedem o lançamento em Baikonur, nós ainda teremos aulas e práticas de revisão dos sistemas.

Situação atual: Estou completamente treinado para operar todos os sistemas necessários para minhas funções a bordo.

Ciência:

No final de semana passado, Pavel e eu tivemos o treinamento sobre os oito experimentos brasileiros que serão embarcados na Estação Espacial Internacional (EEI). Os experimentos foram apresentados isoladamente, assim como os seus respectivos procedimentos de operação. Apenas um dos experimentos, o NIP (interação de nuvens de proteína), ainda não teve seus procedimentos completamente definidos pela equipe técnica responsável. Portanto, teremos as instruções específicas desse experimento em Baikonur.

Situação atual: Estou apto a realizar sete experimentos brasileiros a bordo da EEI. Durante o período em Baikonur terei as instruções para o experimento faltante.

Saúde:

Ao longo do período de treinamento, tivemos intensivos exames médicos. O primeiro, realizado em outubro, foi o mais extensivo e detalhado. Em novembro, passei pelos exames da comissão oficial russa, com cerca de 50 médicos, para a certificação de saúde para treinamento. Apenas dois pontos foram levantados naquela comissão: necessidade de revisão de tratamento de canal antigo e necessidade de realizar tomografia computadorizada do abdomen para verificar com mais detalhes um quisto de quatro milímetros no meu rim direito. O tratamento dentário e o exame solicitado foram realizados na NASA, em Houston. Nada de anormal foi detectado. Fui qualificado, sem restrições, para treinamento. Em janeiro, tivemos o exame médico intermediário, detalhado, para a certificação de vôo. Em fevereiro, tivemos a segunda comissão geral de saúde, desta vez para certificação para o vôo. Nenhum problema foi detectado. Fui certificado, sem restrições. Na semana passada, tivemos o exame final, aqui no Centro. Os resultados saíram hoje. Nenhum problema detectado. Sem restrições.
No aspecto físico, completei as atividades programadas e os testes especificados pelos responsáveis pelo nosso condicionamento físico.
O treinamento aeróbico foi realizado utilizando-se esteira, bicicleta ergométrica e natação. Na parte de tonificação muscular, utilizei equipamento de musculação usual e exercícios como barra fixa, flexões, etc.
Fisiologicamente, tivemos treinamentos em câmera de baixa-pressão, centrífuga, mesa inclinada e cadeira de Barani.

Situação atual: Estamos no momento em quarentena de contato. Qualquer pessoa que necessita ter acesso pessoalmente à tripulação deve passar por um exame médico e atender a uma série de regras durante o contato. Não é permitido, por exemplo, abraços ou beijos.
• Os exames médicos, treinamento físico e fisiológico continuarão durante o período em Baikonur.
• Sinto-me completamente saudável, condicionado fisicamente e preparado fisiologicamente para o vôo.

Qualificações e Certificações técnicas:

Durante as últimas semanas, fomos submetidos a uma série de exames e testes de qualificação e certificação técnica para operação dos diversos sistemas de bordo.
Esses testes e qualificações são executados simultaneamente com a tripulação principal e a reserva. Para que o tripulante seja qualificado para vôo, ele deve passar sem restrições por todos os exames e testes.
Ontem, em reunião realizada aqui no Centro, com a presença dos representantes do Comitê Internacional da EEI, nossa tripulação, Pavel Vinagradov, Jeffrey Williams e Marcos Pontes, foi oficialmente certificada técnica e operacionalmente para o vôo espacial.

Situação atual: Estou certificado oficialmente para realizar a missão espacial para o Brasil. Sinto uma grande satisfação por ter cumprido satisfatoriamente e honrado o nome do meu país durante todas as atividades de 8 anos de preparação para o vôo. Agora a dependência é apenas da parte administrativa, que, obviamente, nesta fase, não é parte das minhas responsabilidades. De qualquer modo, é muito bom poder dizer: “eu cumpri a minha parte”.

Emocional:

Qualquer um poderia pensar que, depois de tanto tempo de trabalho, treinamento, problemas administrativos, críticas infundadas, tensões etc., eu estaria, neste momento, extremamente ansioso para o vôo. Correto? É claro! Pensou certo. Eu estou.
Contudo, ao mesmo tempo, também existe uma grande sensação de calma e paz. Finalmente eu vejo a possibilidade real de cumprir minha missão e entregar “a mensagem a Garcia”. Foi assim que eu fui “treinado” desde criança pelos meus pais com relação à vida. Foi assim que fui treinado na Força Aérea como piloto de combate. É assim que encaro minha missão para o país. Essa coerência simples faz eu me sentir muito bem nesse momento. Falta muito pouco para completar a missão. Daqui a menos de um mês, já estarei de volta à Terra. Mas, no momento, sinto a satisfação de ter pelo menos mostrado que “é possível”.

Situação atual:
• Estou confiante nas minhas habilidades operacionais e técnicas para cumprir a missão.
• Aguardo que todas as providências administrativas finais para o vôo sejam cumpridas pelos responsáveis na Agência Espacial Brasileira e no Governo Brasileiro.
• Estou animado e motivado.
• Estou extremamente tocado pelas demonstrações e mensagens de apoio pessoal e carinho do povo brasileiro.
• Sei exatamente o que quero, estou feliz e em paz.

Providências pessoais:

Nessa parte, a idéia é simples: deixar tudo preparado para o vôo e seus possíveis resultados. Pode-se incluir muita coisa. Desde arrumar malas até cuidar das pessoas que amamos. Estou trabalhando nisso exatamente neste momento, escrevendo esse tipo de “artigo-relatório” em consideração a tantas pessoas que sempre acompanharam com esperança esse evento histórico. Isso é uma coisa agradável de fazer.
Existem outras, não agradáveis, mas necessárias. É preciso garantir que tudo continue normalmente depois do vôo. Independentemente do resultado. Assim, a AEB já providenciou o seguro de vida, exigido pelo comitê internacional, para todos os astronautas e cosmonautas visitantes da EEI. Obviamente, minha mulher e meus filhos são os únicos beneficiários nesse documento, mas com certeza preferem que o rasguemos juntos, depois da missão.
No momento, preparo materiais e instruções detalhadas sobre procedimentos para meus representantes nos diversos casos possíveis. Também separo itens que deverão ser embarcados para Houston durante o meu vôo, itens que irão para meu escritório de representação em São Paulo e coisas que irão comigo para o Cazaquistão, incluindo os chamados “itens pessoais”, que pretendo levar no vôo.
A minha família virá para o lançamento através da coordenação logística da AEB, como usualmente feito pelas Agências Espaciais com relação às famílias dos seus astronautas. Devem chegar a Baikonur no dia 28 de março.
Já encontran-se em Moscou as seguintes pessoas:
• Dr. Raimundo Mussi, Responsável pela Coordenação da Missão Centenário na AEB,
• Sra. Martha Human, Coordenadora da parte científica da missão na AEB,
• Sra. Loiva Calderan, Coordenadora das atividades logísticas da missão na AEB,
• Ten. Cel. Med. Luiz Luttis, Médico de missão

O Ten. Cel. Luttis e a Sra. Loiva estarão comigo durante o período de quarentena e preparação final em Baikonur, assim como no período de recuperação pós-vôo aqui no Centro de Treinamento na Cidade Estrelada. Serão as únicas pessoas autorizadas a ter contato comigo durante esses períodos.

Situação atual: Estou utilizando os meus dias de folga, antes do embarque para Baikonur, para continuar as providências pessoais.

Itens Pessoais:

Muita gente tem perguntado sobre o que levarei na bagagem para o espaço. Assim, vamos desenvolver um pouco mais detalhadamente o assunto.
Antes de descrever esses itens, é necessário explicar os tipos de cargas que acompanham a missão. Existem três tipos: a carga científica, a carga institucional e os itens pessoais do tripulante. As duas primeiras são de definição exclusiva da instituição governamental, por exemplo, NASA, ESA, JAXA etc. No nosso caso, a Agência Espacial Brasileira (AEB). Essas cargas constituem o chamado “payload”, e seu conteúdo é especificado pelo contrato entre as agências. Obviamente, se o meu caso fosse como dos chamados “turistas espaciais”, que usam recursos pessoais para custear o vôo, eu seria o responsável pela definição de toda a carga. Não é meu caso. Portanto, seguimos o princípio adotado pelas agência espaciais. Nesse método, a instituição define toda a carga científica e institucional, enquanto, por tradição, os itens pessoais são de definição exclusiva do tripulante. Logicamente, as respectivas agências são responsáveis por toda a missão e podem vetar ou mesmo cancelar completamente os itens do tripulante. Afinal, o custo da missão é de exclusiva responsabilidade da agência governamental, e nunca pode ser atribuído ao tripulante.
Contudo, as agências, por respeito e consideração ao astronauta ou cosmonauta, nunca interferem negativamente ou cancelam qualquer dos itens pessoais do representante do seu país. Na verdade, assim como todo o conteúdo da carga científica e institucional é regulamentado pelo contrato entre as instituições, existe também um regulamento especial, assinado pelo cosmonauta, bastante restritivo, com relação aos itens pessoais.
Assim como todo o resto da carga, existem restrições de volume, peso, composição e tipo do material embarcado. A empresa Energia, responsável pelas espaçonaves, é a responsável por verificar se todas as cargas, payload e itens pessoais atendem a todos os critérios descritos nas documentações específicas. Ela também é responsável pela preparação do material para o embarque, instalação na espaçonave, controle e documentação do conteúdo, recolhimento, verificação e distribuição, após o vôo, para os respectivos proprietários. Essa é mais uma diferença entre as cargas. A carga científica e institucional é de propriedade legal da instituição (AEB). Já os itens pessoais são obrigatoriamente de propriedade particular do tripulante.
Na carga científica, o Brasil está enviando os oito experimentos brasileiros e seus respectivos materiais de apoio. Na carga institucional, a AEB definiu:
* Bandeira do Brasil
* Razão: Bandeira oficial da missão a ser entregue ao Presidente Lula depois do vôo.
* Selos comemorativos dos Correios
* Razão: Item comemorativo a ser utilizado pelo governo com referência ao evento histórico.
* Três medalhas especialmente cunhadas para o vôo pela Casa da Moeda

O total de peso da carga científica e institucional é de 15 kg.

Nos itens de minha propriedade pessoal, defini:

* Cópia do chapéu “Panamá” de Santos Dumont
* Razão: Homenagem, perante o mundo, ao nosso herói, Santos Dumont, no ano do Centenário do vôo do 14 bis.
* Camiseta de treinamento da Seleção Brasileira e uma pequena bola verde-amarela.
? Razão: Homenagem à nossa seleção no ano do “Hexa”
* Camiseta com o rosto de Iuri Gagarin
? Razão: Homenagem à determinação e respeito ao cosmonauta Iuri Gagarin, que tanto me inspirou durante esse período de treinamento.
* 10 Patches bordados (bolachas de macação)
? Razão: Além das bolachas da missão (Soyuz TMA-8), também incluí alguns patches com os logotipos de instituições e símbolos pessoais ligados à minha carreira. Incluem as instituições que apóiam o projeto e a realização dessa missão: FIESP, SENAI-SP, SESI e Força Aérea Brasileira. Esses patches serão dados como meu presente particular às instituições correspondentes.
* 10 Pins metálicos
? Razão: São pins com a figura do astronauta com a bandeira do Brasil que serão dados como meu presente particular às pessoas que me apoiaram nesse projeto.
* Aparelho de barbear e fio dental
? Razão: Alergia (irritação com o uso de alguns aparelhos) e preferência pessoal. Existe um aparelho de barbear no kit de bordo. Contudo, dada a minha experiência de anos fazendo a barba todos os dias, preferi não arriscar e incluir meus próprios itens para evitar ficar sem me barbear (ou com o rosto todo irritado), o que não ficaria bem nas transmissões de TV para o mundo. O fio dental, é necessidade e preferência pessoal mesmo.
* 2 CDs com músicas, bloco de desenho, lapiseira e borracha
? Razão: Entretenimento
* Camiseta dos meus alunos em Bauru-SP
? Razão: Lembrança pessoal e motivação
* Fotos de Família, lenço de rosto e 3 moedas antigas
? Razão: Lembrança de família
* Retrato de Jesus Cristo
? Razão: Religião
* Bandeira do Brasil tamanho pequeno.
? Razão: Essa bandeira tem me acompanhado desde o início do treinamento em 1998 em Houston, como representante do Brasil no projeto da EEI. Estará comigo durante e após o vôo, como minha companheira inseparável de tantas lutas e símbolo pessoal do amor pelo meu país.

O total de peso dos itens pessoais é de 1,5 kg e o volume de 2 litros.

Situação atual:
• A carga científica já foi verificada quanto ao atendimento de todos os requisitos técnicos e critérios da documentação dedicada. Aguarda preparação para embarque. Não se espera nenhuma modificação de conteúdo.
• A carga institucional já foi verificada quanto ao atendimento de todos os requisitos técnicos e critérios da documentação dedicada. Aguarda preparação para embarque. Não se espera nenhuma modificação de conteúdo.
• Os itens pessoais já foram verificados quanto ao atendimento de todos os requisitos técnicos e critérios da documentação dedicada específica. Aguardam apenas aprovação formal do Presidente da AEB, Dr. Sérgio Gaudenzi, e preparação para o embarque. Não se espera nenhuma modificação de conteúdo, pois as agências espaciais, por respeito e consideração ao astronauta ou cosmonauta, nunca interferem negativamente ou cancelam qualquer dos itens pessoais do representante do seu país.

Imprensa:

Tivemos uma coletiva de imprensa ontem aqui no Centro de Preparação de Cosmonautas. Procurarei, como sempre tenho feito, responder aos contatos e entrevistas com a imprensa com a maior freqüência possível dentro da minha programação. Acho extremamente importante manter a clareza e a informação atualizada disponível. Nessa fase, dadas as atividades de preparação e as restrições da quarentena, terei apenas mais uma coletiva de imprensa em Baikonur. Por outro lado, procurarei manter o fluxo de informações através de artigos como este.
A minha página www.marcospontes.net, pode ser também utilizada como fonte de informação a qualquer momento.

Situação atual:
• Mantendo o fluxo de informação utilizando os métodos possíveis.
• Qualquer alteração quanto à missão, perfil, conteúdo das cargas etc. será prontamente informada.

Administração da missão

Na Missão Centenário, minhas responsabilidades são operacionais, técnicas e científicas, em termos de treinamento e execução no espaço das atividades previstas. Como descrito anteriormente, toda a parte de treinamento já foi concluída satisfatoriamente. Aguardo a execução da missão.
Toda a parte relativa ao contrato entre agências, custos, pagamentos, procedimentos formais etc. são de responsabilidade exclusiva da Agência Espacial Brasileira.

Situação atual: Não tenho informação no fluxo administrativo.

Bem, essa é a situação atual no “front”. Tudo aparentemente normal. Espero contar com a torcida de todos, verde-amarelo, no lançamento no dia 30 de março (23h30 do dia 29, em Brasília)! Enquanto isso, por aqui, “quarentena”!

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net